O que é o Gerontologia On Line?

Niterói 08 de Março de 2011

 Prezado internauta

 O site era um sonho muito antigo, mas só foi levado à frente a partir do Mestrado em Educação e Saúde, que exigia um produto concreto além da dissertação teórica tradicional. Assim o gerontologiaonline começou a ser elaborado em 2010.

 Qual é a idéia principal: disponibilizar na web uma coleção considerável de documentos sobre gerontologia e envelhecimento, que vem sendo colecionados há mais de 10 anos. Seria um espaço que oferece material de apoio para estudantes e pesquisadores.

 Porquê? : porque existem relativamente poucos espaços que concentrem estas informações de forma prática e organizada, e os pesquisadores e estudantes acabam se submetendo à política de prioridades oferecida pelo Google e por algumas bibliotecas. Esses recursos, obviamente maravilhosos, priorizam através dos seus sistemas de busca, pelo que eu posso perceber, duas questões: o número de acessos e as palavras chave. Acontece que existem materiais preciosos, que não são facilmente encontrados por estes dois critérios. Quem tem pressa, pesquisa as 3-4 primeiras páginas do Google e pronto, e não fica sabendo o que pode estar perdendo.

 Além dessa questão, as bibliotecas do tipo Scielo, Pubmed, BVS, divulgam quase que exclusivamente revistas indexadas, ou dão indicações para bibliotecas de determinados serviços e universidades. Documentos técnicos produzidos por instituições governamentais congressos e outras organizações, não fazem parte do cadastro oferecido por essas redes.

 Outro aspecto se refere ao domínio cultural norte americano e dos países de língua inglesa nos territórios que divulgam informação técnico-científica. Embora haja um valor do idioma inglês enquanto uma língua de domínio mais universal, é notório, que ao menos nas bibliotecas da área biomédica, há forte predomínio dos trabalhos norte americanos, e que nem sempre, são os melhores. Se falarmos do idioma português então, a situação é lastimável. Habitualmente, nem a Organização Mundial de Saúde e nem o CEPAL\CELADE, dois órgãos da ONU com uma produção considerável de documentos nessa área, oferecem os seus documentos traduzidos para o português, priorizando o inglês e em alguns casos o espanhol.

 Na verdade, não conheço na internet nenhum projeto semelhante ao gerontologiaonline. O governo espanhol oferecia uma biblioteca interessante de recursos em gerontologia que foi modificada há 2 anos, e no momento só divulga alguns materiais produzidos localmente, desativando o site anterior que era excelente. Capturamos muitos materiais do site antigo que estão nos nossos arquivos, mas não são mais disponibilizados pela biblioteca IMSERSO.

 Outro espaço maravilhoso que saiu do ar e está sob nova gestão era o de um projeto Europeu financiado por uma empresa de remédios da Suiça, o HEALTHandAGE. O site foi vendido e perdeu toda a qualidade anterior. Também temos materiais capturados do site antigo e que não estão mais disponíveis na web.

 Atualmente uma biblioteca boa é oferecida pelo Instituto Nacional de Gerontologia do México. Esta biblioteca disponibiliza “publicações gratuitas” classificadas por ordem alfabética, muitas das quais foram capturadas do antigo site IMSERSO da Espanha, e que hoje só são encontrados no site do México.

 As inúmeras sociedades científicas e associações profissionais referentes a esta área ao redor do mundo, também divulgam pontualmente alguns recursos, em geral modestos em quantidade.

 Atualmente no Brasil existem 2 sites com proposta semelhante: o “Observatório Nacional do Idoso” da Fiocruz, que começou com toda a garra e agora está com os seus arquivos defasados, e o “Portal do Envelhecimento” um projeto da PUC-SP que atualmente virou uma ONG patrocinada e mudou o nome para “Olhe – Observatório da Longevidade”. Este último está voltado tanto para os leitores profissionais quanto para as pessoas idosas.

 Bem, o fato é que não existe na internet um site que disponibilize em um só lugar um volume considerável de informações e materiais de apoio à pesquisa nesta área do conhecimento. Portanto, tudo que temos para apresentar no gerontologiaonline é resultado de um garimpo longo e persistente em sites que estão extremamente dispersos pela web. Mas é claro que não estamos pensando em montar uma nova biblioteca da Alexandria...!

 Dessa forma, o espaço mais importante do gerontologiaonline é a seção “Recursos”, que seria de fato essa “biblioteca documental eletrônica”, classificada por modalidades de recurso: artigos, aulas, revistas, publicações gratuitas, livros que estão à venda, monografias, vídeos, sites interessantes, agenda de eventos, etc.

 O segundo espaço são as “Matérias” ou “Categorias”para a postagem de matérias “inéditas”, que versam sobre temas bem diversos do universo gerontológico. Nesse espaço que também é classificado por sub-ítens, são apresentados “artigos” (até o momento todos escritos ou formatados por mim – apesar do convite estar aberto a outros colaboradores). A maioria das matérias, é desenvolvida a partir de um documento original retirado da biblioteca de “RECURSOS”.

 As duas sessões conversam entre si do seguinte modo, e vou exemplificar:

 “Recursos 3” se refere à uma biblioteca de livros de acesso gratuito, que devem estar guardados dentro deste arquivo geral.

 “Página 3” apresenta uma matéria discutida e interconectada com outros temas, a partir de um livro que esteja originalmente catalogado em “Recursos 3”.

 Dessa forma o livro original está arquivado no gerontologiaonline em Recursos no item 3. Por outro lado, clicando no setor Recursos 3 , os arquivos com todos os livros devem se abrir para o leitor.

 Se este livro for selecionado para uma divulgação e uma discussão mais aprofundada, será gerado um artigo sobre ele que aparecerá na Home Page e nos arquivos da Página 3.

 Para unificar a idéia destes dois espaços, tanto a “recursos 3” quanto a “página de matérias 3” utilizam a marca “Caleidoscópio Digital”.

 Esse pareamento acontece na maioria das seções dos dois arquivos. Entretanto existem mais categorias de “páginas” do que de “recursos”, porque existem matérias que serão produzidas a partir de documentos originais que não estarão arquivados no gerontologiaonline.

 Vou dar um exemplo: Podemos produzir uma matéria sobre uma poesia que fala de velhice. Nesse caso a matéria será classificada na página 09 -“Da toca do Ornitorrinco”, que é uma página dedicada à cultura lazer e artes. A matéria vai aparecer na Home Page e nos principais banners por um período, e estará arquivada na página 09 definitivamente para acessos posteriores,  mas não existirá uma correspondência em “recursos” porque não pretendemos oferecer um arquivo de poesias no site.

 

 

Licença Creative Commons
Geronologia Online de Dra. Arianna Kassiadou Menezes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

JoomShaper